quarta-feira 01/03/2017
Cinco motivos para deixar de comer frituras
Apesar de não serem alimentos saudáveis, as frituras fazem parte do cardápio de boa parte dos brasileiros. Dentre os pratos preferidos, estão o pastel, a coxinha e a batata frita. No entanto, o consumo em excesso dessas comidas causa malefícios à saúde, como a ocorrência de doenças cardiovasculares. + Nove dicas básicas para reeducar a […]
O post Cinco motivos para deixar de comer frituras apareceu primeiro em Dicas Apontador.
Apesar de não serem alimentos saudáveis, as frituras fazem parte do cardápio de boa parte dos brasileiros. Dentre os pratos preferidos, estão o pastel, a coxinha e a batata frita. No entanto, o consumo em excesso dessas comidas causa malefícios à saúde, como a ocorrência de doenças cardiovasculares.
+ Nove dicas básicas para reeducar a alimentação
+ A alimentação pode influenciar na sua longevidade?
Para tentar mudar os hábitos alimentares dos brasileiros e evitar problemas de saúde, Cyntia Maureen, nutricionista e consultora da Superbom, empresa alimentícia especializada na fabricação de produtos saudáveis, listou cinco motivos para deixar de comer alimentos fritos.
Confira:
O consumo de frituras pode causar diabetes
O consumo de alimentos fritos leva à resistência a insulina, hormônio que controla as taxas de glicose no sangue. "A resistência insulínica é quando a insulina que circula no sangue não exerce sua atividade de forma plena. As principais consequências são cansaço, mal-estar, dores de cabeça, falta de energia e, em alguns casos, o desenvolvimento do diabetes", afirma Cyntia.
A ingestão de fritura aumenta as chances de doenças cardiovasculares
De acordo com a nutricionista, quando os óleos utilizados para fritar alimentos são submetidos à alta temperatura, as características químicas dos mesmos são alteradas, transformando-os em gorduras saturadas que, frequentemente, se acumulam nos vasos sanguíneos e entopem as artérias. "Esse acúmulo impede a passagem do sangue ao coração, o que pode causar um infarto ou um AVC (Acidente Vascular Cerebral), caso o sangue fique impedido de chegar ao cérebro", explica.
A fritura é a principal inimiga de uma alimentação com baixo valor calórico
Para quem deseja emagrecer, excluir as frituras do cardápio é o primeiro passo. "Além dos malefícios à saúde, o acúmulo de gordura abdominal e o aumento de peso são consequências de seguir um cardápio que prioriza a ingestão de opções fritas", afirma a nutricionista.
A ingestão de opções fritas causa a perda de nutrientes nos alimentos
Quando um alimento é colocado em óleo, seja ele vegetal ou animal, a uma alta temperatura, ele se desidrata e perde nutrientes, principalmente substâncias antioxidantes, como as vitaminas. "Por isso, além de mais calóricos, os alimentos fritos são menos nutritivos", explica Cyntia.
A fritura contribui para o envelhecimento
O consumo em excesso de gordura saturada, presente nas frituras, é um fator que contribui para o aumento da produção de radicais livres no organismo. "O grande problema é que a liberação excessiva de radicais livres causa um fenômeno conhecido como estresse oxidativo, que está associado ao envelhecimento", diz a especialista.
Foto: Getty Images
O post Cinco motivos para deixar de comer frituras apareceu primeiro em Dicas Apontador.
DELIVERY
WHATSAPP
Cálculo do IMC
Para fazer o cálculo do IMC basta dividir seu peso em quilogramas pela altura ao quadrado (em metros). O número que será gerado deve ser
comparado aos valores da tabela IMC para se saber se você está abaixo, em seu peso ideal ou acima do peso.
Calculo: IMC = Peso ÷ Altura²
Ex: Por exemplo, se o seu peso é 80kg e a sua altura é 1,80m, a fórmula para calcular o IMC ficará:
IMC = 80 ÷ 1,80²
IMC = 80 ÷ 3,24
IMC = 24,69
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Tabela IMC
Cáculo IMC |
Situação |
|
|
Abaixo de 18,5 |
Você está abaixo do peso ideal |
Entre 18,5 e 24,9 |
Parabéns! Você está em seu peso normal! |
Entre 30,0 e 34,9 |
Obesidade grau I |
Entre 35,0 e 39,9 |
Obesidade grau II |
40,0 e acima |
Obesidade grau III |
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mas Afinal O Que é IMC
IMC é sigla de Índice de Massa Corpórea, uma medida para se determinar se uma pessoa está abaixo, em seu peso ideal, ou acima do peso.
NEWSLETTER
Receba gratuítamente ofertas, dicas, noticias, informativos e muito mais diretamente em seu email.
Remover cadastro.
SIGA-NOS