segunda-feira 10/04/2017

Dicas para tratar assaduras em bebês

As assaduras são um problema difícil de escapar na fase infantil. Essas irritações na pele afetam cerca de 50% dos bebês, causando ardência, dor, coceira, irritação e sensação de queimação. Além disso, o problema é fácil de ser detectado. Quando a criança estiver muito irritada, desconfortável e com grandes áreas de vermelhidão na região da […]

O post Dicas para tratar assaduras em bebês apareceu primeiro em Dicas Apontador.



As assaduras são um problema difícil de escapar na fase infantil. Essas irritações na pele afetam cerca de 50% dos bebês, causando ardência, dor, coceira, irritação e sensação de queimação. Além disso, o problema é fácil de ser detectado. Quando a criança estiver muito irritada, desconfortável e com grandes áreas de vermelhidão na região da pele, é melhor tomar alguns cuidados extras.

+ Por que o refluxo é tão comum em bebês?

+ Principais cuidados com bebês no inverno

A principal causa das assaduras é a demora na troca de fraldas, uma vez que o aumento da temperatura e umidade na região, em contato prolongado com urina e fezes, geram irritação. O uso de loções, desodorantes e talcos, a diarreia e o uso de antibióticos também são fatores que podem levar a reações na pele.

A melhor maneira de evitar esse desconforto para o bebê é mantendo sua pele sempre limpa e seca. Caso não sejam tratadas corretamente, as assaduras podem evoluir para micoses e outros problemas na pele. Isso acontece porque as bactérias presentes na região promovem a conversão de ureia em amônia e elevam o pH da pele, colaborando para a ocorrência de outras infecções.

“Nos casos mais leves, a pele do bebê é acometida por uma vermelhidão na região do períneo. Nos moderados, há o aparecimento de lesões e vermelhidão, que escamam a pele. Nos graves, os danos são mais acentuados. Em 80% dos casos em que a assadura passa de três dias, o problema já tem fungo associado, o que indica a necessidade de acompanhamento e tratamento junto ao pediatra”, explica Maria José Carvalho Sant’Anna, pediatra e professora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Como tratar as assaduras?

Para tratar o problema, deve-se higienizar a área com água morna durante a troca de fraldas. No caso de fezes, o enxágue deve ser abundante. Outra opção é limpar a região com lenço umedecido próprio para recém-nascidos, sem perfume e álcool.

Os cremes de barreira, como os à base óxido de zinco, devem ser utilizados em todas as trocas de fralda para prevenir dermatites e tratar as assaduras. É importante que as medicações tópicas utilizadas não sejam cáusticas, pois podem causar queimaduras, e tenham baixa probabilidade de provocar dermatite no local.

Foto: Getty Images

O post Dicas para tratar assaduras em bebês apareceu primeiro em Dicas Apontador.

DELIVERY

Entregas para todo o Brasil.


WHATSAPP

Whatsapp


IMC - Creme Celular

NEWSLETTER

Receba gratuítamente ofertas, dicas, noticias, informativos e muito mais diretamente em seu email.

Remover cadastro.


SIGA-NOS

Bella Fórmula - Farmácia de Manipulação

SAC (11) 4796-5090
WhatsApp (11) 9.9701-0599

Formulário de Contato
Bella Fórmula - Farmácia de Manipulação 2011 © Todos os direitos reservados Desenvolvimento: