segunda-feira 17/04/2017
Meditar regularmente pode ajudar a reduzir o estresse, diz estudo
Cada vez mais se fala em meditação como uma prática para promover o bem-estar e a saúde em geral. Um novo estudo realizado pelo Instituto do Cérebro do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, revelou que meditar regularmente pode, de fato, reduzir o estresse e os problemas de saúde decorrentes dele. + Conheça os […]
O post Meditar regularmente pode ajudar a reduzir o estresse, diz estudo apareceu primeiro em Dicas Apontador.
Cada vez mais se fala em meditação como uma prática para promover o bem-estar e a saúde em geral. Um novo estudo realizado pelo Instituto do Cérebro do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, revelou que meditar regularmente pode, de fato, reduzir o estresse e os problemas de saúde decorrentes dele.
+ Conheça os benefícios da meditação e saiba onde aprender a técnica
+ Meditação, reiki e musicoterapia serão oferecidos pelo SUS
Para a pesquisa, 70 mulheres participaram de encontros semanais, ao longo de oito semanas, com 1h30 de duração. Elas praticavam as atividades de relaxamento, respiração, atenção e psicologia positiva. As voluntárias também foram instruídas a praticar a técnica em casa, ao menos quatro vezes por semana por quinze minutos, através de áudios com meditações guiadas.
Os resultados mostraram uma redução de 35,3% nos sintomas de estresse, que é um dos maiores problemas da atualidade. Como sentimentos de tristeza e preocupação são sintomas psiquiátricos ligados ao estresse, eles também foram amenizados em 27,84%, além de haver uma queda de 14% na frequência de emoções negativas, como medo e irritação.
+ A meditação pode transformar o seu cérebro e te tornar muito mais produtivo
Para a análise dos resultados, as participantes responderam questionários e realizaram exames de ressonância magnética. Eles descobriram que houve uma mudança no padrão de funcionamento do cérebro após o começo dos exercícios de meditação.
Psicologia positiva
As aulas a que as participantes foram submetidas focaram em práticas contemplativas, de relaxamento, meditação e atenção plena. Mas, o principal diferencial foi o uso da psicologia positiva.
"Em vez de tratar doenças, a psicologia positiva ajuda as pessoas a desenvolverem suas virtudes, associadas a práticas de gratidão e ao cultivo da empatia nas relações pessoais. Mais do que reduzir o estresse, isso revê formas de olhar o mundo, mudando o foco dos problemas e acontecimentos negativos na vida, para os positivos", explicou Elisa Kozasa, pesquisadora responsável pelo estudo no Instituto do Cérebro, à Veja.
Foto: Getty Images
O post Meditar regularmente pode ajudar a reduzir o estresse, diz estudo apareceu primeiro em Dicas Apontador.
DELIVERY
WHATSAPP
Cálculo do IMC
Para fazer o cálculo do IMC basta dividir seu peso em quilogramas pela altura ao quadrado (em metros). O número que será gerado deve ser
comparado aos valores da tabela IMC para se saber se você está abaixo, em seu peso ideal ou acima do peso.
Calculo: IMC = Peso ÷ Altura²
Ex: Por exemplo, se o seu peso é 80kg e a sua altura é 1,80m, a fórmula para calcular o IMC ficará:
IMC = 80 ÷ 1,80²
IMC = 80 ÷ 3,24
IMC = 24,69
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Tabela IMC
Cáculo IMC |
Situação |
|
|
Abaixo de 18,5 |
Você está abaixo do peso ideal |
Entre 18,5 e 24,9 |
Parabéns! Você está em seu peso normal! |
Entre 30,0 e 34,9 |
Obesidade grau I |
Entre 35,0 e 39,9 |
Obesidade grau II |
40,0 e acima |
Obesidade grau III |
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mas Afinal O Que é IMC
IMC é sigla de Índice de Massa Corpórea, uma medida para se determinar se uma pessoa está abaixo, em seu peso ideal, ou acima do peso.
NEWSLETTER
Receba gratuítamente ofertas, dicas, noticias, informativos e muito mais diretamente em seu email.
Remover cadastro.
SIGA-NOS