quinta-feira 27/04/2017
Excesso de sal na comida pode aumentar a sensação de fome, revela pesquisa
Muitos fatores contribuem para que uma pessoa sinta fome constantemente. No entanto, até agora, os cientistas não sabiam que o consumo de sódio poderia ser um dos causadores disso. Segundo novos estudos, é preciso ficar atento com a quantidade deste alimento na dieta. + Casos de pedra nos rins são mais comuns no verão + Comidas […]
O post Excesso de sal na comida pode aumentar a sensação de fome, revela pesquisa apareceu primeiro em Dicas Apontador.
Muitos fatores contribuem para que uma pessoa sinta fome constantemente. No entanto, até agora, os cientistas não sabiam que o consumo de sódio poderia ser um dos causadores disso. Segundo novos estudos, é preciso ficar atento com a quantidade deste alimento na dieta.
+ Casos de pedra nos rins são mais comuns no verão
+ Comidas gordurosas também causam ressaca, afirma especialista
De acordo com a pesquisa, o sódio, que é um dos grandes vilões da saúde, não causa apenas inchaço no corpo, mas também a sensação de fome, que pode levar ao aumento de peso. O estudo ainda revelou que, diferentemente do diz o senso comum, a substância faz com que as pessoas bebam menos líquido, ao invés de sentirem mais sede.
Para a pesquisa, astronautas russos, que estavam participando de simulações de voo durante dois anos, foram submetidos a testes nutricionais. Os cientistas alemães e americanos reduziram gradualmente a quantidade de sódio ingerida pelos participantes, que começou em doze gramas – média da dieta na Rússia – e diminuiu para seis gramas – quantidade recomendada por especialistas – ao fim do experimento.
+ Sete dicas para evitar o inchaço das pernas durante o verão
Os resultados revelaram que as pessoas sentiam mais fome quando ingeriam mais sal, apesar de manterem uma dieta com a mesma quantidade de calorias e nutrientes em ambas as ocasiões. Segundo os pesquisadores, isso pode ser explicado pelo fato de que o corpo gasta mais energia para conservar a água quando submetido a um alto teor de sódio.
Além disso, os astronautas bebiam menos água quando consumiam mais sódio - o oposto do que se acreditava acontecer. O estudo levantou a hipóetese de que os corpos dos voluntários poderiam estar conservando e produzindo mais água, mas não estavam expelindo-a por causa do sal, fato que os pesquisadores supunham que aconteceria.
"Para prevenir a perda de água consequente da ingestão de sal, os rins encontram uma forma de aumentar a quantidade de água no corpo, o que leva a pessoa a sentir menos sede", explicou Jens Titze, um dos autores do estudo e professor da Universidade Vanderbilt, nos Estados Unidos, ao Science Daily.
Foto: Getty Images
O post Excesso de sal na comida pode aumentar a sensação de fome, revela pesquisa apareceu primeiro em Dicas Apontador.
DELIVERY
WHATSAPP
Cálculo do IMC
Para fazer o cálculo do IMC basta dividir seu peso em quilogramas pela altura ao quadrado (em metros). O número que será gerado deve ser
comparado aos valores da tabela IMC para se saber se você está abaixo, em seu peso ideal ou acima do peso.
Calculo: IMC = Peso ÷ Altura²
Ex: Por exemplo, se o seu peso é 80kg e a sua altura é 1,80m, a fórmula para calcular o IMC ficará:
IMC = 80 ÷ 1,80²
IMC = 80 ÷ 3,24
IMC = 24,69
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Tabela IMC
Cáculo IMC |
Situação |
|
|
Abaixo de 18,5 |
Você está abaixo do peso ideal |
Entre 18,5 e 24,9 |
Parabéns! Você está em seu peso normal! |
Entre 30,0 e 34,9 |
Obesidade grau I |
Entre 35,0 e 39,9 |
Obesidade grau II |
40,0 e acima |
Obesidade grau III |
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mas Afinal O Que é IMC
IMC é sigla de Índice de Massa Corpórea, uma medida para se determinar se uma pessoa está abaixo, em seu peso ideal, ou acima do peso.
NEWSLETTER
Receba gratuítamente ofertas, dicas, noticias, informativos e muito mais diretamente em seu email.
Remover cadastro.
SIGA-NOS