terça-feira 23/05/2017

Ansiedade não controlada pode evoluir para sérios transtornos psicológicos

Está cada vez mais comum ouvir relatos de pessoas diagnosticadas com ansiedade. Atualmente, 33% da população mundial sofre com o transtorno, segundo a Organização Mundial de Saúde. Por causa da alta taxa, é importante que essas pessoas busquem tratamentos, tanto com psicólogos e psiquiatras como através da prática esportiva e de terapias alternativas. + Ansiedade: […]

O post Ansiedade não controlada pode evoluir para sérios transtornos psicológicos apareceu primeiro em Dicas Apontador.



Está cada vez mais comum ouvir relatos de pessoas diagnosticadas com ansiedade. Atualmente, 33% da população mundial sofre com o transtorno, segundo a Organização Mundial de Saúde. Por causa da alta taxa, é importante que essas pessoas busquem tratamentos, tanto com psicólogos e psiquiatras como através da prática esportiva e de terapias alternativas.

+ Ansiedade: entenda o transtorno, sintomas e tratamentos

+ Cinco dicas simples para controlar a ansiedade

De acordo com a psicóloga Lizandra Arita, se não for controlada, a ansiedade pode evoluir para casos mais severos, culminando em outros transtornos psicológicos, como síndrome do pânico e até mesmo depressão. A especialista listou os principais transtornos ligados à ansiedade.  

Confira:

Transtorno de Estresse Pós-Traumático

O diagnóstico do transtorno de estresse pós-traumático é feito quando o paciente sofreu um trauma que impactou profundamente sua vida, como sequestro, acidente, violência sexual ou perda dos pais na infância, por exemplo.

Esses traumas causam importantes alterações no comportamento das pessoas, podendo ficar excessivamente inibida ou desinibida, além de agitada e mais reativa emocionalmente. A pessoa ainda pode entrar em estado de hipervigilância e cultivar pensamentos obsessivos com conteúdo relacionado à vivência traumática, inclusive em pesadelos durante o sono.

O paciente evita falar sobre o que aconteceu por ser algo muito doloroso para ele. Essa atitude, entretanto, parece manter os sintomas, como em geral acontece com todos os transtornos ansiosos. Crianças apresentam uma dificuldade ainda maior, já que podem não compreender com clareza o trauma e nem falar sobre ele.

Fobia Social

A fobia social é um transtorno extremamente incapacitante e que tem impacto no funcionamento e na qualidade de vida das pessoas. O problema consiste em um medo persistente e intenso de situações onde a pessoa julga estar exposta à avaliação de outros ou teme se comportar de maneira humilhante e vergonhosa.

Em jovens, a ansiedade pode ser expressa por choro, acessos de raiva ou afastamento de situações sociais nas quais não haja pessoas familiares. Também é comum o aparecimento de sintomas físicos, como palpitações, tremores, calafrios e calores súbitos, sudorese e náusea.

Crianças com fobia social relatam desconforto em inúmeras situações como falar em sala de aula, comer na cantina próximo a outras crianças, ir a festas, escrever na frente de outros colegas, usar banheiros públicos, dirigir a palavra a figuras de autoridade como professores e treinadores, além de conversas e brincadeiras com outras crianças.

+ Técnica de respiração promete combater a ansiedade 

Transtorno de Ansiedade de Separação

O transtorno de ansiedade de separação acontece com mais frequência em crianças e adolescentes por causa da ansiedade excessiva em relação ao afastamento dos pais. Quando sozinhas, as crianças temem que algo possa acontecer com elas ou com seus cuidadores, como acidentes, sequestro, assaltos ou doenças.

Como consequência, elas demonstram um comportamento de apego excessivo, não permitindo o afastamento destes ou telefonando repetidamente para eles. Para dormir, costumam precisar de companhia e resistem ao sono, já que o associam à separação ou perda de controle, além de ter pesadelos sobre seus medos. Eles também passam a não querer ir para a escola, pois sofrem quando tem que se afastar de casa.

Além disso, o medo é tanto que eles começar a ter sintomas físicos como dor abdominal, dor de cabeça, náusea e vômitos. Crianças mais velhas podem manifestar sintomas cardiovasculares. Eles podem ter palpitações, tontura e sensação de desmaio. Esses sintomas prejudicam a autonomia da criança, restringindo seus interesses e relacionamentos e ocasionando um grande estresse pessoal e familiar. Por se sentirem humilhadas e medrosas, elas podem ficar com baixa autoestima, o que pode fazer com que o quadro evolua para um transtorno de humor.

Transtorno de Ansiedade Generalizada

As pessoas com transtorno de ansiedade generalizada têm medo excessivo, preocupações ou sentimentos de pânico exagerados e irracionais a respeito de várias situações. Na maioria dos casos, elas estão constantemente tensas e têm a impressão de que qualquer situação é ou pode ser provocadora de ansiedade.

Costumam ser pessoas que estão sempre muito preocupadas com o julgamento de terceiros em relação ao seu desempenho em diferentes áreas e necessitam exageradamente que amigos e parentes lhes renovem a confiança e que as tranquilizem. Muitos ainda apresentam dificuldade para relaxar e alguns males somáticos, como palidez, sudorese, taquipnéia, que é a aceleração do ritmo respiratório, e tensão muscular.

Transtorno Obsessivo-Compulsivo

O transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) é caracterizado pela presença de obsessões e/ou compulsões. As obsessões são definidas como questões mentais que incomodam, como pensamentos, ideias, impulsos e imagens específicas. Elas podem ser criadas a partir de diferentes estímulos, como preocupações, palavras, medos, músicas, memórias ou cenas.

Já as compulsões são definidas como comportamentos ou atos mentais repetitivos, feitos para diminuir o incômodo ou a ansiedade causados pelas obsessões ou para evitar que uma situação temida venha a acontecer. Por exemplo, se uma pessoa tem medo de contrair alguma infecção grave, ela começa a se lavar compulsivamente e passa a usar luvas, além de não tocar em objetos ou pessoas e não deixar que as mesmas encostem nela.

Foto: Gety Images

O post Ansiedade não controlada pode evoluir para sérios transtornos psicológicos apareceu primeiro em Dicas Apontador.

DELIVERY

Entregas para todo o Brasil.


WHATSAPP

Whatsapp


IMC - Creme Celular

NEWSLETTER

Receba gratuítamente ofertas, dicas, noticias, informativos e muito mais diretamente em seu email.

Remover cadastro.


SIGA-NOS

Bella Fórmula - Farmácia de Manipulação

SAC (11) 4796-5090
WhatsApp (11) 9.9701-0599

Formulário de Contato
Bella Fórmula - Farmácia de Manipulação 2011 © Todos os direitos reservados Desenvolvimento: