quinta-feira 08/12/2011
Uso diário de antirretrovirais podem reduzir em 73% a chance de contrair HIV
Novos estudos mostram como o uso diário de drogas antirretrovirais pode reduzir....
Novos estudos mostram como o uso diário de drogas antirretrovirais pode reduzir o risco de adquirir HIV em até 73% em pessoas não infectadas pelo vírus causador da AIDS. Os resultados dos estudos realizados no Quênia, Uganda e Botsuana provam que o uso dos medicamentos pode prevenir a transmissão heterossexual do HIV, de homens para mulheres e de mulheres para homens.
?Este é um grande avanço científico que reconfirma o papel essencial que a medicina antirretroviral tem a desempenhar na resposta à AIDS?, disse o Diretor Executivo do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS), Michel Sidibé. ?Estes estudos podem nos ajudar a atingir o ponto de inflexão na epidemia de HIV,? acrescentou.
Um dos estudos, conduzido pelo Centro Internacional de Pesquisa Clínica da Universidade de Washington, acompanhou 4.758 casais sorodiscordantes ? em que uma pessoa carrega o HIV e a outra não ? no Quênia e em Uganda. Aos parceiros não infectados foram ministrados comprimidos de tenofovir, tenofovir/emtricitabina ou comprimidos placebo. Houve 62% menos infecções por HIV no grupo que recebeu tenofovir e 73% menos infecções pelo HIV no grupo que tomou tenofovir/emtricitabina do que no grupo que recebeu o placebo.
O segundo estudo, conduzido pelo Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos, acompanhou 1.200 homens e mulheres em Botsuana. Neste caso, os comprimidos antirretrovirais reduziram o risco de contrair o HIV em cerca de 63%.
Em novembro do ano passado, um estudo entre homens que fazem sexo com homens, realizado em seis países, relatou uma redução de 44% na transmissão do HIV entre aqueles que tomaram um comprimido diário de tenofovir/emtricitabina.
?Novas formas de prevenção do HIV são urgentemente necessárias e estes estudos poderiam ter enorme impacto na prevenção da transmissão heterossexual,? disse a Diretora Geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan. ?A OMS vai trabalhar com os países para usar as novas descobertas na proteção de mais homens e mulheres da infecção pelo HIV.?
O UNAIDS e a OMS já vem trabalhando com países na África Subsaariana, na América Latina e na Ásia para explorar o papel potencial da profilaxia pré-exposição na prevenção do HIV. Estima-se atualmente que apenas cerca de metade das 33 milhões de pessoas vivendo com HIV conheçam o seu estado. Um aumento na testagem para o HIV teria um impacto significativo na resposta à AIDS, especialmente se mais pessoas ganhassem acesso a novas tecnologias de prevenção do vírus, levando em consideração as novas descobertas.
DELIVERY
WHATSAPP
Cálculo do IMC
Para fazer o cálculo do IMC basta dividir seu peso em quilogramas pela altura ao quadrado (em metros). O número que será gerado deve ser
comparado aos valores da tabela IMC para se saber se você está abaixo, em seu peso ideal ou acima do peso.
Calculo: IMC = Peso ÷ Altura²
Ex: Por exemplo, se o seu peso é 80kg e a sua altura é 1,80m, a fórmula para calcular o IMC ficará:
IMC = 80 ÷ 1,80²
IMC = 80 ÷ 3,24
IMC = 24,69
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Tabela IMC
Cáculo IMC |
Situação |
|
|
Abaixo de 18,5 |
Você está abaixo do peso ideal |
Entre 18,5 e 24,9 |
Parabéns! Você está em seu peso normal! |
Entre 30,0 e 34,9 |
Obesidade grau I |
Entre 35,0 e 39,9 |
Obesidade grau II |
40,0 e acima |
Obesidade grau III |
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mas Afinal O Que é IMC
IMC é sigla de Índice de Massa Corpórea, uma medida para se determinar se uma pessoa está abaixo, em seu peso ideal, ou acima do peso.
NEWSLETTER
Receba gratuítamente ofertas, dicas, noticias, informativos e muito mais diretamente em seu email.
Remover cadastro.
SIGA-NOS