sexta-feira 16/06/2017

O que fazer ao perder o emprego?

Raramente ser demitido é uma situação agradável ou mesmo planejada. Geralmente, as pessoas têm que lidar com circunstâncias inesperadas e podem se sentir aflitas e perdidas. Em tempos de crise, demissões se tornam ainda mais frequentes. Por causa de tudo isso, é sempre importante saber o que fazer caso isso aconteça. + Seis erros que […]

O post O que fazer ao perder o emprego? apareceu primeiro em Dicas Apontador.



Raramente ser demitido é uma situação agradável ou mesmo planejada. Geralmente, as pessoas têm que lidar com circunstâncias inesperadas e podem se sentir aflitas e perdidas. Em tempos de crise, demissões se tornam ainda mais frequentes. Por causa de tudo isso, é sempre importante saber o que fazer caso isso aconteça.

+ Seis erros que podem levar à demissão

+ Seguro-desemprego: saiba como funciona e tire suas dúvidas a respeito

Os últimos dados revelados pelo IBGE revelaram que a taxa de desemprego bateu novo recorde no primeiro trimestre de 2017. Os números mostraram que o desemprego atinge 14,2 milhões de brasileiros.

De acordo com Cíntia Senna, educadora financeira, desanimar ou desistir não devem ser alternativas. "Independentemente da situação, a pessoa deve olhar para si mesma e buscar um ponto positivo”, afirma a especialista. “Neste momento, as pessoas devem se perguntar: O que eu posso aprender com essa situação?, O que eu posso mudar? e Quais são os projetos de vida que eu quero alcançar?", completa.

Fiquei desempregado. E agora?

Antes mesmo de analisar quais despesas cortar para se manter financeiramente, você deve fazer um diagnóstico para conhecer seus gastos. "Muitas pessoas não percebem com o que, de fato, elas gastam, olhando apenas para as contas fixas", explica Cíntia. Depois disso, será possível dar prioridade para as contas essenciais, como água e luz, e tentar reduzi-las ao máximo. Outra prioridade deve ser o pagamento de financiamentos e dívidas contraídas, sendo necessário um planejamento para continuar quitando as parcelas. Isso evitará o surgimento de problemas futuros.

Um erro muito comum ao perder o emprego é ter o impulso de quitar todas as dívidas com o montante recebido na rescisão contratual. Com medo de não ter dinheiro no futuro, muitas pessoas optam por se livrar desta pendência o quanto antes. Mas, usar esse recurso para pagar financiamentos e parcelamentos que ainda estão em dia pode deixá-lo sem reservas, que serão necessárias para qualquer eventualidade.

casal dividas contas finanças

Ao perder o emprego, desanimar ou desistir não devem ser alternativas

Sem fluxo de caixa, você pode acabar precisando de empréstimos bancários, que serão pagos com uma taxa ainda mais cara. É muito importante não tomar nenhuma decisão precipitada nesse momento. Por isso, outra dica é evitar comprar bens de maior valor. Apesar de ter recursos da rescisão trabalhista, talvez você não consiga cobrir os custos de manutenção deste bem a longo prazo.

+ Sete dicas para se reposicionar profissionalmente – mesmo em tempos de crise

Quem optar por investir o montante recebido, também deve fazer uma cuidadosa análise. Além conhecer sobre investimentos, é muito importante saber a finalidade desses recursos. Se você não tiver outras reservas, o dinheiro pode ser investido em algo que tenha liquidez imediata, por exemplo. Isso permitirá o saque a qualquer momento. "É fundamental investir atrelado à finalidade e a quando esse recurso será necessário, para calcular o que é mais rentável em cada caso", orienta Cíntia.

Quais são os meus direitos?

Quando um empregado é desligado sem justa causa, ele poderá, dentro de 30 dias, solicitar o seguro-desemprego ao Ministério do Trabalho. É necessária a apresentação de alguns documentos e, sabendo o tempo de contribuição para aquela empresa, será calculado o valor da parcela que é de, no mínimo, um salário mínimo. Para calcular o valor das parcelas, é considerada a média dos salários dos três meses anteriores à dispensa. É necessário ter trabalhado, no mínimo, dezoito meses ininterruptos e o seguro vale de três a cinco meses, dependendo do tempo de prestação de serviço.

Se o funcionário foi demitido, ele pode cumprir seu aviso prévio trabalhando, mas escolhendo alguns dias para não ir ao escritório ou tendo uma carga horária reduzida, a fim de buscar uma recolocação no mercado no resto do tempo. Se quiser, ele também pode receber o valor desses trinta dias de trabalho em sua rescisão. A empresa tem dez dias após o desligamento para depositar esse dinheiro, que inclui 13º salário e férias proporcionais e residual do salário, que é a quantia proporcional aos dias trabalhados no mês, além dos valores relacionados aos outros benefícios, como vale refeição e vale transporte.

+ Quais são os direitos do trabalhador em caso de demissão?

Por se tratar de uma indenização, não há desconto de imposto de renda ou INSS. Além disso, você também terá direito a sacar seu FGTS, que é um dinheiro pago pela empresa, e mais 40% do saldo acumulado no FGTS como multa por ter sido demitido.

Como me recolocar no mercado de trabalho?

Ao se deparar com uma situação como essa, é importante refletir sobre o que fez com que a empresa tomasse essa decisão e o que você pode aprender disso. O momento pode ser perfeito para rever se você estava no caminho certo ou se deveria mudar de carreira e analisar outras possibilidades que, seja por falta de tempo ou por comodismo, ainda não tinham sido consideradas.

Outra dica é aproveitar o tempo longe do mercado de trabalho para fazer um curso de especialização e traçar novas possibilidades e planos. Ampliar a sua visão e evitar fazer apenas aquilo que já fazia podem aumentar – e muito – o seu leque de opções. "Se está difícil achar um emprego na sua profissão, pergunte-se: O que eu gosto e posso fazer enquanto não encontro uma posição? É neste momento que muitas pessoas descobrem novas paixões", afirma a especialista.

Foto: Getty Images

O post O que fazer ao perder o emprego? apareceu primeiro em Dicas Apontador.

DELIVERY

Entregas para todo o Brasil.


WHATSAPP

Whatsapp


IMC - Creme Celular

NEWSLETTER

Receba gratuítamente ofertas, dicas, noticias, informativos e muito mais diretamente em seu email.

Remover cadastro.


SIGA-NOS

Bella Fórmula - Farmácia de Manipulação

SAC (11) 4796-5090
WhatsApp (11) 9.9701-0599

Formulário de Contato
Bella Fórmula - Farmácia de Manipulação 2011 © Todos os direitos reservados Desenvolvimento: