terça-feira 20/06/2017

Como enviar pacotes e encomendas através dos Correios?

As agências dos Correios operam no Brasil desde 1663. Apesar de oferecer uma gama de serviços para o consumidor, 54,3% do faturamento é proveniente de atividades como o envio de carta, telegrama e correspondência agrupada. Além disso, é muito comum que as pessoas queiram utilizar a companhia para enviar pacotes e encomendas para endereços nacionais e internacionais. + Seis […]

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As agências dos Correios operam no Brasil desde 1663. Apesar de oferecer uma gama de serviços para o consumidor, 54,3% do faturamento é proveniente de atividades como o envio de carta, telegrama e correspondência agrupada. Além disso, é muito comum que as pessoas queiram utilizar a companhia para enviar pacotes e encomendas para endereços nacionais e internacionais.

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De acordo com informações dos Correios, pacotes e caixas devem ter dimensões específicas para serem transportados. O comprimento deve variar entre 16 e 105 centímetros. Já a altura deve ter entre 2 e 105 centímetros, enquanto a largura deve medir entre 11 e 105 centímetros. Além disso, a soma máxima das dimensões precisa ter, no máximo, 200 centímetros. Também é preciso ter atenção ao peso do pacote que pode variar entre 10 quilos e 600 quilos, no caso de remessa agrupada em âmbito nacional.

Para enviar o pacote, é necessário embalar o mesmo corretamente e se certificar de que os campos do endereço do destinatário e remetente foram preenchidos corretamente. É importante que o endereço contenha:

  • Nome do destinatário
  • Tipo do logradouro, nome do logradouro, número do lote e complemento, se houver
  • Nome do bairro
  • Nome da localidade e sigla da unidade da federação
  • CEP

O preço para o envio da correspondência muda acordo com o tipo de serviço de entrega escolhido, CEP de origem, CEP de destino, peso, dimensões do pacote e serviços adicionais contratados. No site dos Correios é possível fazer uma simulação do preço de envio para território nacional e internacional.

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Para evitar problemas, a empresa não permite o envio de alguns itens, que estão listados abaixo:

  • Substância explosiva, radioativa, deteriorável, fétida, nauseante, corrosiva nociva ou facilmente inflamável
  • Cocaína, ópio, morfina, demais estupefacientes e outras substâncias de uso proibido
  • Animal vivo, exceto os admitidos em convenção internacional ratificada pelo Brasil
  • Planta viva
  • Animal morto, ossos e cinzas animais
  • Objetos cuja circulação no país, exportação ou importação, estejam proibidos por ato de autoridade competente
  • Moeda de valor corrente
  • Objetos que atentem contra a segurança nacional
  • Cigarros, derivados do tabaco e produtos similares que não estejam no escopo dos objetos identificados pelas leis 9.294/1996 e 10.167/2000

Quais são os tipos de entrega disponíveis?

Os Correios possuem diversos serviços para a entrega de pacotes e encomendas. Eles variam em relação a abrangência de atuação, preço e velocidade da entrega. Conheça as opções:

Destinos nacionais

  • SEDEX Hoje: serviço de entrega garantida no mesmo dia da postagem
  • SEDEX 10: serviço de entrega garantida até às 10h da manhã do dia útil seguinte ao da postagem
  • SEDEX 12: serviço de entrega garantida até às 12h da manhã do dia útil seguinte ao da postagem
  • SEDEX: serviço de entrega expressa em todo o território nacional, de segunda a sábado
  • PAC: serviço econômico para entrega em todo o território nacional, de segunda a sexta-feira

Destinos internacionais

  • SEDEX Mundi Mercadoria: serviço de envio de encomendas para fora do Brasil com prioridade máxima no tratamento e encaminhamento, com garantia do prazo de entrega
  • EMS – Mercadoria Expressa: serviço de envio de mercadorias para fora do Brasil com prioridade máxima de tratamento
  • Leve internacional: serviço de envio de mercadorias de até dois quilos para fora do Brasil com tratamento prioritário e prazos médios de encaminhamento e entrega
  • Mercadoria econômica: é o serviço para envio de mercadorias com até 20 quilos para fora do Brasil com baixa prioridade de encaminhamento e entrega

O que fazer se a encomenda não chegou?

As reclamações por atraso só podem ser feitas se os prazos de entrega do objeto estiverem expirados. Um dica é consultar o status do objeto na página de rastreamento dos Correios porque todos os serviços de encomendas no Brasil são registrados. Além disso, o limite do prazo para reclamação de objetos registrados é de 90 dias, a contar da data prevista de entrega.

Vale lembrar que os Correios indenizam seus clientes por eventuais serviços não prestados, atraso na entrega, devolução ou entrega indevidas ou por inconformidades que comprometam a integridade do conteúdo do objeto, como avaria, extravio e roubo.

Onde encontrar uma agência dos Correios?

Para você conseguir enviar a sua encomenda com sucesso, selecionamos algumas agências localizadas em cinco cidades no Brasil. Confira:

BELO HORIZONTE/MG

CURITIBA/PR

FORTALEZA/CE

RIO DE JANEIRO/RJ

SÃO PAULO/SP

Foto: Getty Images

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