quinta-feira 06/07/2017
Cinco alimentos que ajudam a combater a ansiedade
Uma pesquisa divulgada pela Organização Mundial da Saúde revelou que o Brasil é o país com a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo. De acordo com o estudo, 9,3% dos brasileiros sofrem com o distúrbio. Esse número é três vezes maior do que a média mundial. + Ansiedade: entenda o transtorno, sintomas e […]
O post Cinco alimentos que ajudam a combater a ansiedade apareceu primeiro em Dicas Apontador.
Uma pesquisa divulgada pela Organização Mundial da Saúde revelou que o Brasil é o país com a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo. De acordo com o estudo, 9,3% dos brasileiros sofrem com o distúrbio. Esse número é três vezes maior do que a média mundial.
+ Ansiedade: entenda o transtorno, sintomas e tratamentos
+ Cinco dicas simples para controlar a ansiedade
O transtorno de ansiedade pode ter causas distintas. Mas, na maioria dos casos, o distúrbio gera um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão e tensão. Além dos sintomas psicológicos, a ansiedade pode desencadear sintomas físicos, como tontura, dor de barriga, diarreia, falta de ar, respiração ofegante, dor no peito, coração acelerado e tremores.
A mudança de alguns hábitos alimentares pode amenizar o problema, que deve ser sempre acompanhado por um especialista. “Para que a ansiedade seja controlada é preciso priorizar alimentos ricos em aminoácidos e vitaminas, em especial o triptofano, visto que eles aumentam os níveis de serotonina, neurotransmissor responsável por regular a sensação de bem-estar do nosso organismo”, explica Cyntia Maureen, nutricionista e consultora da Superbom, empresa alimentícia especializada na fabricação de produtos saudáveis.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 33% da população mundial sofre com transtornos de ansiedade
Para saber quais alimentos ajudam a combater a ansiedade, a nutricionista preparou uma lista. “No entanto, vale destacar que a alimentação saudável é um fator que não dispensa a consulta ao médico, principalmente se os sintomas evoluírem para uma intensidade grave”, afirma Cyntia. Confira:
Mel
O mel atua como um agente regenerador no intestino, local onde ocorre a produção da serotonina. “O alimento potencializa a liberação do hormônio e, consequentemente, fornece mais disposição e melhora o humor. Também vale destacar que é ótima alternativa ao açúcar, pois fornece diversos benefícios importantes para o organismo”, garante a nutricionista.
Espinafre
O espinafre é rico em ácido fólico e, por isso, é considerado um antidepressivo natural. “A substância elimina resíduos químicos oxidantes produzidos pelo estresse e que contribuem para a aparição de crises de ansiedade”, diz Cyntia.
Lentilha
A lentilha é fonte de cálcio e magnésio, nutrientes fundamentais para potencializar a produção da serotonina. O alimento também contribui para o bom funcionamento do intestino e ajuda na conquista da sensação de bem-estar.
Frutas cítricas
De acordo com a especialista, como são fontes de vitamina C, as frutas cítricas reduzem a liberação do cortisol, conhecido como hormônio do estresse. É importante consumir limão, morango, laranja e tangerina, por exemplo.
Alface
O alface também é considerado um inimigo da ansiedade, já que é rico em uma substância chamada lactucina. “Ela contém efeito calmante e relaxante e pode auxiliar até quem sofre de insônia que, na maioria das vezes, pode estar relacionada com crises de ansiedade. A lactucina está presente em maior quantidade no talo do alimento", afirma a nutricionista.
Fotos: Getty Images
O post Cinco alimentos que ajudam a combater a ansiedade apareceu primeiro em Dicas Apontador.
DELIVERY
WHATSAPP
Cálculo do IMC
Para fazer o cálculo do IMC basta dividir seu peso em quilogramas pela altura ao quadrado (em metros). O número que será gerado deve ser
comparado aos valores da tabela IMC para se saber se você está abaixo, em seu peso ideal ou acima do peso.
Calculo: IMC = Peso ÷ Altura²
Ex: Por exemplo, se o seu peso é 80kg e a sua altura é 1,80m, a fórmula para calcular o IMC ficará:
IMC = 80 ÷ 1,80²
IMC = 80 ÷ 3,24
IMC = 24,69
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Tabela IMC
Cáculo IMC |
Situação |
|
|
Abaixo de 18,5 |
Você está abaixo do peso ideal |
Entre 18,5 e 24,9 |
Parabéns! Você está em seu peso normal! |
Entre 30,0 e 34,9 |
Obesidade grau I |
Entre 35,0 e 39,9 |
Obesidade grau II |
40,0 e acima |
Obesidade grau III |
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mas Afinal O Que é IMC
IMC é sigla de Índice de Massa Corpórea, uma medida para se determinar se uma pessoa está abaixo, em seu peso ideal, ou acima do peso.
NEWSLETTER
Receba gratuítamente ofertas, dicas, noticias, informativos e muito mais diretamente em seu email.
Remover cadastro.
SIGA-NOS