segunda-feira 31/07/2017
Óleo de coco fortalece a imunidade e faz bem para a pele
O óleo de coco caiu nas graças da população como uma alternativa para o emagrecimento e para a conquista de uma pele saudável. O produto ficou ainda mais conhecido depois que a modelo Yasmin Brunet começou a compartilhar nas redes sociais seus truques de beleza e receitas feitas a partir do uso do óleo de […]
O post Óleo de coco fortalece a imunidade e faz bem para a pele apareceu primeiro em Dicas Apontador.
O óleo de coco caiu nas graças da população como uma alternativa para o emagrecimento e para a conquista de uma pele saudável. O produto ficou ainda mais conhecido depois que a modelo Yasmin Brunet começou a compartilhar nas redes sociais seus truques de beleza e receitas feitas a partir do uso do óleo de coco.
+ Quatro hábitos que podem prejudicar a pele no inverno
+ Como rejuvenescer a pele sem realizar procedimentos cirúrgicos?
"Eu gosto desse óleo mais do que qualquer outro produto que vende por aí, pois ele é natural e não causa consequências em sua produção. Tudo o que colocamos na pele é absorvido", contou a modelo em uma entrevista divulgada pela Vogue Brasil.
O óleo de coco é rico em gorduras saturadas e, dentre outras propriedades, possui as vitaminas E e K e ferro. Por causa disso, o consumo do produto não influencia o aumento de colesterol e fortalece o sistema imunológico e cardiovascular.
"Como sua composição é diferenciada de outras gorduras saturadas, ele é rapidamente absorvido pelo intestino e transportado para o fígado, onde gera energia de forma bem mais rápida", explica Cintya Bassi, nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão. "A diferente estrutura faz com que óleo de coco não participe do ciclo de colesterol e não seja armazenado como depósitos de gorduras", completa.
O óleo de coco pode ser encontrado na forma líquida, em cápsulas ou em pó. Do ponto de vista nutricional não há diferença comprovada entre eles. Mas, alguns especialistas acreditam que a versão em pó é mais concentrada. Além disso, o produto ainda pode ser encontrado nas versões refinado, virgem e extra virgem, sendo a última a mais recomendada por ser mais resistente ao calor.
Como consumir o óleo de coco?
O óleo pode ser consumido sozinho ou pode ser misturado em pratos frios ou quentes, como saladas, vitaminas e sopas, já que suas moléculas resistem a altas temperaturas. O produto também pode substituir o óleo de cozinha e ser utilizado para refogar ou grelhar alimentos. Outra alternativa é utilizar o óleo de coco em torradas para evitar o consumo de manteiga ou margarina.
O óleo de coco pode substituir o óleo de cozinha e ser utilizado para refogar ou grelhar alimentos
"Estudos recomendam o consumo de aproximadamente três colheres de sopa de óleo de coco por dia. A Organização Mundial da Saúde (OMS), no entanto, ainda não o reconhece como um alimento funcional e, por isso, não há recomendações da organização sobre o consumo", afirma a nutricionista.
O consumo do produto não tem contraindicação para pessoas saudáveis, podendo ser utilizado por crianças. "Nós apenas não recomendamos o óleo de coco para aqueles que têm problemas de esteatose hepática ou digestão lenta", diz Cintya.
É verdade que o óleo de coco contribui para o emagrecimento?
Os defensores do óleo de coco afirmam que sua gordura é facilmente oxidada e não é armazenada como tecido adiposo. Além disso, eles acreditam que o consumo do óleo auxilia na redução da gordura abdominal porque aumenta o gasto energético e a saciedade.
"É importante ressaltar que os estudos com evidências sobre o assunto ainda são escassos e que o emagrecimento se faz com mudanças de hábitos e não apenas com a inclusão de um ou outro alimento da moda a uma rotina alimentar errada", alerta a nutricionista.
O óleo de coco faz bem para a pele?
O óleo de coco tem alto poder de hidratação, capacidade emoliente e evita a perda de água. Ele confere um aspecto de maciez à pele por penetrar nos espaços entre as células. Devido as suas propriedades anti-inflamatórias e por ser um produto antisséptico, o óleo de coco pode auxiliar no combate a coceiras de pele.
"Quando aplicado na pele, o óleo mantém a textura suave e o teor de umidade. Percebe-se um toque macio e hidratante. Nos cabelos, percebe-se uma maciez, leveza, hidratação e aumento de brilho", explica Márcio Accordi, biólogo especializado em cosmetologia e diretor da Biozenthi Laboratórios Cosméticos.
O óleo de coco pode ser utilizado em todos os tipos de pele e cabelo
Estudos indicam que o óleo de coco pode ser usado em todos os tipos de pele e cabelo. No entanto, é importante avaliar com um dermatologista a dosagem e frequência do uso do produto. De acordo com Márcio, pessoas com pele oleosa devem utilizar o óleo de coco até duas vezes por semana.
Para fortalecer e hidratar os cabelos, a dica é utilizar produtos que já recebem o óleo de coco em sua fórmula, uma vez que há o controle de dosagem e PH, por exemplo. "O óleo de coco pode ser usado em xampus, condicionadores, leave-in e hidratantes diariamente. Se o cabelo for muito oleoso, a indicação é reduzir o uso para três vezes na semana", explica o especialista.
Fotos: Getty Images
O post Óleo de coco fortalece a imunidade e faz bem para a pele apareceu primeiro em Dicas Apontador.