terça-feira 08/08/2017
Relatar sintomas prolonga a vida de pessoas com câncer, diz estudo
É muito comum que as pessoas tentem relevar alguns sintomas que sentem no dia a dia. Muitos, inclusive, só procuram um médico em momentos de emergência. No caso de pacientes com câncer, entretanto, mudar esse hábito é fundamental e pode...
O post Relatar sintomas prolonga a vida de pessoas com câncer, diz estudo apareceu primeiro em Dicas Apontador.
É muito comum que as pessoas tentem relevar alguns sintomas que sentem no dia a dia. Muitos, inclusive, só procuram um médico em momentos de emergência. No caso de pacientes com câncer, entretanto, mudar esse hábito é fundamental e pode aumentar a expectativa de vida, segundo novos estudos.
+ Estudantes criam sutiã capaz de detectar sinais de câncer de mama
Especialistas do hospital Memorial Sloan Kettering, localizado em Nova York, nos Estados Unidos, usaram um programa online para desenvolver a pesquisa. Foram convidadas para participar do estudo 766 pessoas, divididas em dois grupos. Um deles recebeu o acompanhamento tradicional, enquanto o outro contou com a colaboração do software para que os médicos tivessem maior controle sobre os pacientes.
Através dessa ferramenta, os pacientes relatavam, imediatamente, qualquer mal-estar para a equipe de enfermagem. Isso foi pensado porque, após a quimioterapia, os pacientes costumam enfrentar sintomas severos, mas apenas metade dos casos chegavam a ser relatados para a equipe médica. Após a primeira sessão de tratamento, o programa já havia conseguido listar os doze principais sintomas, como perda de apetite, dificuldade de respirar, fadiga, ondas de calor, náusea e dor.
+ Câncer de pele: saiba como prevenir e fazer o autoexame
+ 9 mudanças de hábitos que podem ajudar na prevenção do câncer
Os resultados mostraram que aqueles que tiveram um maior acompanhamento de seus sintomas viveram uma média de cinco meses a mais do que os outros pacientes. O programa online também foi associado a uma melhor qualidade de vida, menos hospitalizações e visitas às salas de emergência e uma capacidade de tolerar a quimioterapia por mais tempo.
"Normalmente, a piora de alguns sintomas anuncia uma progressão do câncer nos pacientes em estágio avançado", contou Bruce Johnston, presidente da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO), ao Healthy Day. "Com uma melhor comunicação, os médicos têm a chance de tratar sintomas suspeitos a tempo", completou.
Foto: Getty Images
O post Relatar sintomas prolonga a vida de pessoas com câncer, diz estudo apareceu primeiro em Dicas Apontador.
DELIVERY
WHATSAPP
Cálculo do IMC
Para fazer o cálculo do IMC basta dividir seu peso em quilogramas pela altura ao quadrado (em metros). O número que será gerado deve ser
comparado aos valores da tabela IMC para se saber se você está abaixo, em seu peso ideal ou acima do peso.
Calculo: IMC = Peso ÷ Altura²
Ex: Por exemplo, se o seu peso é 80kg e a sua altura é 1,80m, a fórmula para calcular o IMC ficará:
IMC = 80 ÷ 1,80²
IMC = 80 ÷ 3,24
IMC = 24,69
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Tabela IMC
Cáculo IMC |
Situação |
|
|
Abaixo de 18,5 |
Você está abaixo do peso ideal |
Entre 18,5 e 24,9 |
Parabéns! Você está em seu peso normal! |
Entre 30,0 e 34,9 |
Obesidade grau I |
Entre 35,0 e 39,9 |
Obesidade grau II |
40,0 e acima |
Obesidade grau III |
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mas Afinal O Que é IMC
IMC é sigla de Índice de Massa Corpórea, uma medida para se determinar se uma pessoa está abaixo, em seu peso ideal, ou acima do peso.
NEWSLETTER
Receba gratuítamente ofertas, dicas, noticias, informativos e muito mais diretamente em seu email.
Remover cadastro.
SIGA-NOS