terça-feira 15/08/2017
Alimentos e bebidas diet podem contribuir para o ganho de peso, afirma pesquisa
É comum que muitas pessoas optem por alimentos e bebidas diet quando querem controlar o peso ou procuram adquirir hábitos mais saudáveis. No entanto, um novo estudo divulgado no periódico científico Current Biology constatou que, na verdade, produtos diet podem colaborar...
O post Alimentos e bebidas diet podem contribuir para o ganho de peso, afirma pesquisa apareceu primeiro em Dicas Apontador.
É comum que muitas pessoas optem por alimentos e bebidas diet quando querem controlar o peso ou procuram adquirir hábitos mais saudáveis. No entanto, um novo estudo divulgado no periódico científico Current Biology constatou que, na verdade, produtos diet podem colaborar para o ganho de peso e para o surgimento de problemas de saúde, como o diabetes.
+ Diet, light ou zero: descubra a diferença
+ Refrigerante diet aumenta os riscos de AVC e demência, diz estudo
A pesquisa foi liderada por cientistas da Escola de Medicina da Universidade Yale, nos Estados Unidos, e contou com a participação de quinze voluntários. Eles que tiveram que ingerir bebidas diet e também a versão normal das mesmas. Através de uma ressonância magnética, os pesquisadores observaram o que acontecia com o cérebro dos participantes após a ingestão das bebidas. Além disso, eles monitoraram a quantidade de energia gasta pelo corpo após o consumo.
Os resultados revelaram que ao ingerir um alimento adoçado artificialmente, mas que possui o nível de doçura igual à versão original, e que contém uma quantidade de calorias menor, o metabolismo desacelera e não registra a dose ingerida. Isso acontece porque o cérebro entende que altos índices de doçura significam que haverá um alto fornecimento de energia. No entanto, como o valor calórico é baixo, o cérebro fica confuso e começa acreditar que terá menos calorias para queimar, processando o alimento de maneira equivocada.
Os cientistas observaram ainda que o consumo de alimentos diet faz com que o sistema de recompensa do cérebro não registre o consumo correto de calorias ingeridas, o que pode fazer com que a pessoa acabe comendo mais do que o necessário para satisfazer as necessidades do organismo.
Foto: Getty Images
O post Alimentos e bebidas diet podem contribuir para o ganho de peso, afirma pesquisa apareceu primeiro em Dicas Apontador.
DELIVERY
WHATSAPP
Cálculo do IMC
Para fazer o cálculo do IMC basta dividir seu peso em quilogramas pela altura ao quadrado (em metros). O número que será gerado deve ser
comparado aos valores da tabela IMC para se saber se você está abaixo, em seu peso ideal ou acima do peso.
Calculo: IMC = Peso ÷ Altura²
Ex: Por exemplo, se o seu peso é 80kg e a sua altura é 1,80m, a fórmula para calcular o IMC ficará:
IMC = 80 ÷ 1,80²
IMC = 80 ÷ 3,24
IMC = 24,69
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Tabela IMC
Cáculo IMC |
Situação |
|
|
Abaixo de 18,5 |
Você está abaixo do peso ideal |
Entre 18,5 e 24,9 |
Parabéns! Você está em seu peso normal! |
Entre 30,0 e 34,9 |
Obesidade grau I |
Entre 35,0 e 39,9 |
Obesidade grau II |
40,0 e acima |
Obesidade grau III |
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mas Afinal O Que é IMC
IMC é sigla de Índice de Massa Corpórea, uma medida para se determinar se uma pessoa está abaixo, em seu peso ideal, ou acima do peso.
NEWSLETTER
Receba gratuítamente ofertas, dicas, noticias, informativos e muito mais diretamente em seu email.
Remover cadastro.
SIGA-NOS