terça-feira 22/08/2017
Mitos e verdades sobre as principais manias dos motoristas
Todo motorista passa pelo mesmo processo antes de tirar a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH): aulas sobre as regras de trânsito, a mecânica do carro e, por fim, sobre como dirigi-lo. Na hora de pegar no volante, entretanto, muitos...
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Todo motorista passa pelo mesmo processo antes de tirar a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH): aulas sobre as regras de trânsito, a mecânica do carro e, por fim, sobre como dirigi-lo. Na hora de pegar no volante, entretanto, muitos acabam criando certos hábitos, que nem sempre podem colaborar com o bom funcionamento do carro.
Seja por descuido ou por acreditar estar fazendo o melhor para o veículo, é preciso ficar atento a algumas manias. Desta forma, você evita ser pego de surpresa por um problema mecânico, que poderia ter sido evitado caso tivesse tomado alguns cuidados simples.
+ Cuidados essenciais para evitar problemas no carro
+ Oito motivos para você cuidar do estepe do carro
O gestor de tecnologia e inovação da DPaschoal, Leandro Vanni, esclareceu alguns mitos e verdades sobre os cuidados com o carro. Confira:
É prejudicial para o carro dirigir com o tanque na reserva? Verdade
As impurezas e sujeiras presentes nos combustíveis são densas e acabam decantando até o fundo do tanque do carro. Por isso, rodar na reserva aumenta o risco de danificar o motor e outros componentes do veículo, uma vez que a sujeira é combustada. No tanque dos novos veículos, o risco de algum tipo de sujeira chegar ao motor é cada dia menor, pois existem diversos recursos para que isso não ocorra. "Mesmo assim, não vale a pena correr o risco. A recomendação é evitar essa prática", aconselha Leandro.
Misturar combustíveis pode danificar o veículo? Mito
Os veículos flex dispõem de uma tecnologia que se adapta, sem problemas, a troca de combustíveis. É possível realizar a mistura em qualquer porcentagem de álcool ou gasolina. Mas, para que o veículo possa processar e se adequar ao novo combustível, é recomendado mantê-lo ligado após a troca por, no mínimo, cinco minutos e rodar cerca de três quilômetros.
A melhor forma de passar em uma lombada é com o carro na diagonal? Mito
O problema deste hábito não é desalinhar as rodas, como alguns acreditam, mas sim "torcer" a suspensão e forçar os seus componentes desnecessariamente. De acordo com Leandro, a melhor forma de passar em uma lombada sem raspar a parte inferior do carro é reduzindo a velocidade e passando com o veículo reto, ou seja, com as duas rodas de cada eixo tocando a lombada ao mesmo momento.
Ligar e desligar o carro ao ficar parado no trânsito é uma boa ideia? Mito
Alguns carros possuem um sistema para desligar parcialmente o veículo no trânsito, reduzindo o consumo de combustível e a emissão de poluentes. "Mas, em veículos comuns, isso não é recomendado pois irá consumir a carga da bateria, correndo o risco do veículo não pegar novamente", alerta Leandro. A cada partida que se dá, o ideal para a recuperação da carga é rodar, no mínimo, quinze minutos sem desligar o motor.
Manter o pé na embreagem é prejudicial para o carro? Verdade
Isso é algo comum quando se está no trânsito. Ávidos por seguir viagem, os motoristas tentam avançar lentamente diversas vezes. "No entanto, manter o pé apoiado constantemente na embreagem é um habito de direção que pode prejudicar a vida útil do componente", sugere o especialista.
Foto: Getty Images
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Cálculo do IMC
Para fazer o cálculo do IMC basta dividir seu peso em quilogramas pela altura ao quadrado (em metros). O número que será gerado deve ser
comparado aos valores da tabela IMC para se saber se você está abaixo, em seu peso ideal ou acima do peso.
Calculo: IMC = Peso ÷ Altura²
Ex: Por exemplo, se o seu peso é 80kg e a sua altura é 1,80m, a fórmula para calcular o IMC ficará:
IMC = 80 ÷ 1,80²
IMC = 80 ÷ 3,24
IMC = 24,69
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Tabela IMC
Cáculo IMC |
Situação |
|
|
Abaixo de 18,5 |
Você está abaixo do peso ideal |
Entre 18,5 e 24,9 |
Parabéns! Você está em seu peso normal! |
Entre 30,0 e 34,9 |
Obesidade grau I |
Entre 35,0 e 39,9 |
Obesidade grau II |
40,0 e acima |
Obesidade grau III |
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Mas Afinal O Que é IMC
IMC é sigla de Índice de Massa Corpórea, uma medida para se determinar se uma pessoa está abaixo, em seu peso ideal, ou acima do peso.
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