quinta-feira 24/08/2017
Como trocar o óleo de carro corretamente?
Para evitar problemas no veículo, o motorista deve se certificar de que tudo está em ordem. Além de checar os pneus e a água do radiador, é importante verificar com frequência o óleo do carro. Este item tem a função...
O post Como trocar o óleo de carro corretamente? apareceu primeiro em Dicas Apontador.
Para evitar problemas no veículo, o motorista deve se certificar de que tudo está em ordem. Além de checar os pneus e a água do radiador, é importante verificar com frequência o óleo do carro. Este item tem a função de lubrificar as peças móveis e que possuem atrito e auxiliar no controle da temperatura do motor.
+ Cuidados essenciais para evitar problemas no carro
+ O que avaliar na hora de comprar uma moto?
“O óleo, em boas condições e substituído no momento certo, aumenta a vida útil do motor e ajuda na economia de combustível e no desempenho do veículo”, explica Eduardo Gava, gestor de serviços e qualidade da DPaschoal.
Os motoristas devem verificar o nível do óleo regularmente. Isto deve ser feito em um lugar plano e sempre com o motor frio. Por isso, caso o carro já esteja ligado e rodando há muito tempo, a recomendação é desligar o motor e esperar alguns minutos. Caso contrário, o resultado poderá indicar um nível menor de óleo.
“A medição deve ser realizada por meio da vareta de óleo, que possui uma marcação mostrando o nível máximo e mínimo. Ao puxar pela primeira vez a vareta, faça apenas a limpeza da mesma com um pano que não solte fiapos. Depois, coloque a vareta no local indicado e verifique o nível de óleo”, diz Eduardo. “Muitas vezes, a medição do nível de óleo é feita com o motor quente, indicando um nível menor do que o real. Com isso, muitas pessoas acabam completando o óleo sem necessidade”, completa.
O óleo do carro tem a função de lubrificar as peças móveis e que possuem atrito e auxiliar no controle da temperatura do motor
Para evitar qualquer tipo de problema no motor, a troca do óleo deve ser realizada conforme a recomendação do fabricante do veículo. Apenas os óleos indicados para o motor daquele modelo de carro devem ser colocados no veículo. “Durante a troca de óleo deve ocorrer também a troca do filtro de óleo, pois esse item armazena de 200ml até 500ml de óleo e não substituí-lo a cada troca fará com que o novo óleo seja misturado com o óleo velho”, afirma o especialista.
O serviço de troca de óleo deve ser realizado por empresas que tenham os equipamentos adequados e também por profissionais capacitados. Isso evitará erros e contratempos. As formas mais comuns para fazer a troca de óleo são por gravidade ou sucção. A primeira é realizada com o veículo suspenso. Durante o procedimento, o bujão do carter é retirado e, depois, o óleo é removido do motor. Já a técnica de sucção é caracterizada pela utilização de um equipamento para sugar o óleo do motor. Neste caso, o veículo não precisa ser elevado.
“Caso o veículo esteja consumindo muito óleo, é importante consultar o manual. No entanto, se nenhuma indicação para esse comportamento for encontrado, a recomendação é procurar um especialista, pois o problema pode estar em algum componente do motor”, avalia Eduardo.
Para não ser enganado por alguns mitos sobre o óleo do carro, sempre desconfie quando alguém afirmar que o produto perdeu a viscosidade e, por isso, precisa ser trocado. “Existe um mito no mercado que diz ser possível avaliar o óleo com os dedos, afirmando que houve uma alteração de viscosidade. Mas, avaliar a viscosidade com os dedos é algo impossível. Portanto, caso alguém fale para trocar o óleo porque não tem a viscosidade correta sem avaliar o mesmo com equipamentos para essa finalidade, não acredite nisso”, alerta o especialista.
Fotos: Getty Images
O post Como trocar o óleo de carro corretamente? apareceu primeiro em Dicas Apontador.
DELIVERY
WHATSAPP
Cálculo do IMC
Para fazer o cálculo do IMC basta dividir seu peso em quilogramas pela altura ao quadrado (em metros). O número que será gerado deve ser
comparado aos valores da tabela IMC para se saber se você está abaixo, em seu peso ideal ou acima do peso.
Calculo: IMC = Peso ÷ Altura²
Ex: Por exemplo, se o seu peso é 80kg e a sua altura é 1,80m, a fórmula para calcular o IMC ficará:
IMC = 80 ÷ 1,80²
IMC = 80 ÷ 3,24
IMC = 24,69
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Tabela IMC
Cáculo IMC |
Situação |
|
|
Abaixo de 18,5 |
Você está abaixo do peso ideal |
Entre 18,5 e 24,9 |
Parabéns! Você está em seu peso normal! |
Entre 30,0 e 34,9 |
Obesidade grau I |
Entre 35,0 e 39,9 |
Obesidade grau II |
40,0 e acima |
Obesidade grau III |
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mas Afinal O Que é IMC
IMC é sigla de Índice de Massa Corpórea, uma medida para se determinar se uma pessoa está abaixo, em seu peso ideal, ou acima do peso.
NEWSLETTER
Receba gratuítamente ofertas, dicas, noticias, informativos e muito mais diretamente em seu email.
Remover cadastro.
SIGA-NOS