terça-feira 05/09/2017
Glaucoma: sintomas, causas e tratamento
Segundo a Organização Mundial da Saúde, o Brasil já registra mais de 1 milhão de casos de glaucoma. A estimativa é que, até 2020, cerca de 50 milhões de pessoas no mundo desenvolvam a doença, que pode causar cegueira irreversível....
O post Glaucoma: sintomas, causas e tratamento apareceu primeiro em Dicas Apontador.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, o Brasil já registra mais de 1 milhão de casos de glaucoma. A estimativa é que, até 2020, cerca de 50 milhões de pessoas no mundo desenvolvam a doença, que pode causar cegueira irreversível.
O glaucoma é uma doença que degenera o nervo óptico. Ele é responsável por levar os estímulos visuais ao cérebro. Por causa disso, se não tratada, a doença começa a causar a perda da visão periférica, podendo evoluir para a perda total da visão.
+ Automedicação pode contribuir para enxaqueca crônica, segundo especialistas
+ Como ter uma boa noite de sono?
"Essa doença faz com que as fibras do nervo óptico sejam danificadas de maneira lenta e progressivamente, criando pontos cegos que não podem ser recuperados. O que torna essa doença bastante perigosa é que, no início, ela é bastante sutil. Há casos em que o paciente já perdeu 40% da visão e ainda não percebeu que está com a doença", explica Renato Neves, cirurgião-oftalmologista e diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos.
A doença é silenciosa e quase imperceptível porque, como a alteração do nervo óptico não dói, o paciente não costuma ter queixas e não percebe mudanças na visão. "A perda da visão começa da periferia para o centro, o que também não incomoda muito o paciente", afirma Emílio Rintaro Suzuki Jr, secretário geral da Sociedade Brasileira de Glaucoma.
Na maioria dos casos, o glaucoma é causado por um aumento da pressão intraocular, que será responsável pela degeneração do nervo óptico. Existem dois tipos da doença: glaucoma de ângulo aberto e de ângulo fechado. A primeira é mais comum e representa mais de 80% dos casos. Ela geralmente está relacionada ao processo de envelhecimento. Já o glaucoma de ângulo fechado costuma ocorrer quando a pressão do olho aumenta rapidamente, causando visão embaçada ou perda súbita de visão, dor forte no olho, dor de cabeça, halos ao redor da luz e incômodos como náuseas e vômitos.
O glaucoma é uma doença silenciosa e quase imperceptível
Apesar de ser muito comum na terceira idade, a doença ocular pode acometer qualquer pessoa, incluindo bebês. Por isso, é importante ficar atento aos fatores de risco: histórico familiar, descendência africana, idade avançada, diabetes e obesidade.
"O check-up ocular é fundamental para prevenir e controlar a perda de visão. Quem tem menos de 40 anos e não se enquadra nos fatores de risco devem realizar os exames preventivos a cada quatro anos. Dos 40 aos 64 anos, os exames devem ser feitos a cada dois anos. Já quem passou dos 65 deve examinar a visão uma ou duas vezes por ano", orienta Renato.
Apenas o oftalmologista é capaz de identificar a doença. Isso é feito através de inúmeros exames. Como não é possível reverter a perda de visão ocasionada pela doença, o objetivo do tratamento é controlar a pressão intraocular e impedir o avanço do problema. Na maioria dos casos, isso é conquistado com o uso de colírios. Mas, o paciente também poderá passar por uma cirurgia a laser ou transplante.
"O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível, segundo a Organização Mundial da Saúde. Se o diagnóstico precoce for feito, muitas vezes não há o comprometimento das atividades diárias", explica Emílio. "O paciente com glaucoma não tem restrição alimentar e a realização de atividades físicas favorece o controle da pressão intraocular", completa.
Fotos: Getty Images
O post Glaucoma: sintomas, causas e tratamento apareceu primeiro em Dicas Apontador.
DELIVERY
WHATSAPP
Cálculo do IMC
Para fazer o cálculo do IMC basta dividir seu peso em quilogramas pela altura ao quadrado (em metros). O número que será gerado deve ser
comparado aos valores da tabela IMC para se saber se você está abaixo, em seu peso ideal ou acima do peso.
Calculo: IMC = Peso ÷ Altura²
Ex: Por exemplo, se o seu peso é 80kg e a sua altura é 1,80m, a fórmula para calcular o IMC ficará:
IMC = 80 ÷ 1,80²
IMC = 80 ÷ 3,24
IMC = 24,69
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Tabela IMC
Cáculo IMC |
Situação |
|
|
Abaixo de 18,5 |
Você está abaixo do peso ideal |
Entre 18,5 e 24,9 |
Parabéns! Você está em seu peso normal! |
Entre 30,0 e 34,9 |
Obesidade grau I |
Entre 35,0 e 39,9 |
Obesidade grau II |
40,0 e acima |
Obesidade grau III |
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mas Afinal O Que é IMC
IMC é sigla de Índice de Massa Corpórea, uma medida para se determinar se uma pessoa está abaixo, em seu peso ideal, ou acima do peso.
NEWSLETTER
Receba gratuítamente ofertas, dicas, noticias, informativos e muito mais diretamente em seu email.
Remover cadastro.
SIGA-NOS