quinta-feira 21/09/2017

Levantar a cada 30 minutos pode reduzir os danos do sedentarismo, diz estudo

O post Levantar a cada 30 minutos pode reduzir os danos do sedentarismo, diz estudo apareceu primeiro em Dicas Apontador.

Muitas pessoas passam grande parte do seu dia sentadas, geralmente em frente ao computador ou de uma mesa de escritório. Para essas, uma boa notícia sugere que reduzir os danos do sedentarismo pode ser muito mais simples do que se imagina. Segundo novos estudos, levantar a cada 30 minutos, nem que seja para beber água ou se movimentar, pode ter impactos positivos na saúde.

A pesquisa, realizada na Universidade Columbia, nos Estados Unidos, analisou os dados de saúde e dos fatores de risco para acidente vascular cerebral de, aproximadamente, oito mil pessoas. Elas tinham mais de 45 anos e, durante quatro anos, utilizaram um aparelho que detectava seus movimentos ao longo do dia.

+ Sedentarismo aumenta o risco de demência, conclui pesquisa

+ Alimentos que ajudam a espantar o cansaço e combater o sedentarismo

O resultado revelou que os participantes tinham hábitos sedentários em 77% do tempo em que estavam acordados, o equivalente a mais de doze horas por dia. Segundo os pesquisadores, ficar parado por mais de 13 horas contínuas em um dia configura sedentarismo prolongado. Tanto este, quanto o sedentarismo com breves movimentações ocasionais, ou seja, períodos de uma hora a 90 minutos parado, estavam associados a um risco maior de mortalidade.

Entretanto, pessoas que se movimentavam a cada 30 minutos apresentaram menores riscos de morte precoce e melhor saúde geral, mesmo passando muitas horas sentadas no tempo total. Além disso, a pesquisa revelou que praticar exercícios não anula a necessidade de fazer algumas pausas no trabalho para levantar-se. O exercício posterior não é o suficiente para evitar os riscos de passar longos períodos sentado.