quinta-feira 19/10/2017
Como identificar um caso de apendicite?
É comum conhecer pessoas que tiveram apendicite e, por isso, precisaram fazer uma cirurgia para retirar o apêndice. O problema, se não tratado, pode causar inúmeras complicações. De acordo com dados oficiais, a incidência de casos de apendicite no mundo...
O post Como identificar um caso de apendicite? apareceu primeiro em Dicas Apontador.
É comum conhecer pessoas que tiveram apendicite e, por isso, precisaram fazer uma cirurgia para retirar o apêndice. O problema, se não tratado, pode causar inúmeras complicações. De acordo com dados oficiais, a incidência de casos de apendicite no mundo é de 8,7% ao ano. A frequência é maior em países com uma dieta pobre em fibras, como os Estados Unidos, Canadá e Brasil.
+ Câncer infantil: sintomas, causas e tratamento
+ O que fazer em casos de dor no peito?
“A apendicite é o resultado da inflamação aguda do apêndice que pode ocorrer desde a idade mais jovem até pacientes centenários”, explica Antonio Luiz Macedo, cirurgião gástrico do Hospital Israelita Albert Einstein. O apêndice é uma extensão da primeira porção do intestino grosso. Na maioria das vezes, o problema é causado pela obstrução da luz na região, que pode ser fruto de uma inflamação ou do acúmulo de resíduo fecal.
“A incidência da doença tem o seu pico em pacientes com idade entre 10 e 14 anos, no caso do sexo feminino, e entre 15 e 19 anos, no caso do sexo masculino. Ter uma dieta pobre em fibras pode colaborar para o aparecimento da apendicite”, afirma o especialista.
No início do aparecimento da apendicite, o paciente costuma sentir uma forte dor no estômago, que pode ser similar a casos de gastrite ou intoxicação alimentar. No entanto, após algumas horas, essa dor estará localizada no abdômen inferior, principalmente do lado direito. Nesse estágio, é importante que a pessoa seja encaminhada para o hospital.
“O diagnóstico é feito através de um exame clínico especializado e exames de hemograma e proteína C reativa. Também pode ser realizado ultrassonografia ou tomografia”, diz Antonio Luiz. “Caso o apêndice se rompa, isso pode causar uma infecção abdominal localizada ou uma infecção generalizada, acarretando uma peritonite”, completa. A peritonite é a inflamação da membrana que reveste a parede abdominal e cobre os órgãos abdominais.
Ao descobrir que o paciente está com apendicite, dois tipos de tratamentos podem ser ministrados. Um deles é através do uso de antibióticos. Já o outro método soluciona o problema de saúde através de um cirurgia para retirar o apêndice. “Embora existam trabalhos patrocinados por indústrias de antibióticos, aconselho operar e não administrar antibióticos, pois o risco de recidiva é muito grande”, orienta o especialista.
Caso a pessoa realize a operação de retirada do apêndice, ela pode ter uma vida normal. Além disso, o procedimento não deixa nenhuma sequela. Em pouco tempo, ela pode voltar as suas atividades diárias. “É possível prevenir a apendicite ao ter uma dieta rica em fibras, sem abuso de açúcar e farinha branca”, diz Antonio Luiz.
Foto: Getty Images
O post Como identificar um caso de apendicite? apareceu primeiro em Dicas Apontador.
DELIVERY
WHATSAPP
Cálculo do IMC
Para fazer o cálculo do IMC basta dividir seu peso em quilogramas pela altura ao quadrado (em metros). O número que será gerado deve ser
comparado aos valores da tabela IMC para se saber se você está abaixo, em seu peso ideal ou acima do peso.
Calculo: IMC = Peso ÷ Altura²
Ex: Por exemplo, se o seu peso é 80kg e a sua altura é 1,80m, a fórmula para calcular o IMC ficará:
IMC = 80 ÷ 1,80²
IMC = 80 ÷ 3,24
IMC = 24,69
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Tabela IMC
Cáculo IMC |
Situação |
|
|
Abaixo de 18,5 |
Você está abaixo do peso ideal |
Entre 18,5 e 24,9 |
Parabéns! Você está em seu peso normal! |
Entre 30,0 e 34,9 |
Obesidade grau I |
Entre 35,0 e 39,9 |
Obesidade grau II |
40,0 e acima |
Obesidade grau III |
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mas Afinal O Que é IMC
IMC é sigla de Índice de Massa Corpórea, uma medida para se determinar se uma pessoa está abaixo, em seu peso ideal, ou acima do peso.
NEWSLETTER
Receba gratuítamente ofertas, dicas, noticias, informativos e muito mais diretamente em seu email.
Remover cadastro.
SIGA-NOS