segunda-feira 30/10/2017
Quais são os benefícios da spirulina e da chlorella para o organismo?
Cada vez mais, as pessoas têm buscado, além de um corpo em forma, qualidade de vida e bem-estar. Isso inclui, por exemplo, uma alimentação saudável, com alimentos ricos em nutrientes. Nesse contexto, dois nomes estão na boca - literalmente –...
O post Quais são os benefícios da spirulina e da chlorella para o organismo? apareceu primeiro em Dicas Apontador.
Cada vez mais, as pessoas têm buscado, além de um corpo em forma, qualidade de vida e bem-estar. Isso inclui, por exemplo, uma alimentação saudável, com alimentos ricos em nutrientes. Nesse contexto, dois nomes estão na boca - literalmente – da geração saúde: a spirulina e a chlorella.
+ Alimentos que fazem bem para o cabelo
Se você nunca ouviu falar, elas são superalimentos capazes de proporcionar diversos benefícios para a saúde. Ambas podem auxiliar na prevenção de doenças e no combate ao envelhecimento precoce. Além disso, seu consumo pode ser muito interessante para vegetarianos e veganos por serem fonte de proteína, ferro e vitamina B12.
Por isso, quem estiver interessado em melhorar a qualidade da saúde e da alimentação deve considerar a inclusão da spirulina e da chlorella na dieta. Confira os benefícios desses superalimentos:
Chlorella
A chlorella é uma alga unicelular, ou seja, seu organismo vivo é composto por apenas uma célula, com origem nas águas doces. Ela é composta de 50 a 60% por proteínas, além de aminoácidos essenciais. "O triptofano, por exemplo, não é produzido pelo corpo, sendo preciso adicioná-lo em nossa alimentação", conta Ana Paula Gonçalves, do Hospital e Maternidade São Cristóvão. "Ele produz serotonina, que é o hormônio da felicidade", explica ela. Outras propriedades:
- Rica em fibras, auxiliando no bom funcionamento intestinal e na digestão
- Por ser o alimento mais rico em clorofila, desintoxica o corpo eliminando metais pesados, como o mercúrio
- Aumenta a produção de anticorpos, melhorando o sistema imunológico
- Estimula a produção e a reconstrução de tecidos, acelerando cicatrizações e recuperação de lesões
- Auxilia na saúde vascular por conta de suas altas concentrações de ômega 3, 6 e 9
- Previne anemia e cãibras por ser rica em vitamina C, B12 e ferro
- Melhora a pele e os cabelos por ser rica em betacaroteno e vitamina C
- Reduz o colesterol
- Controla a pressão alta por conter nutrientes que relaxam os vasos sanguíneos
Spirulina
Muitos acreditam que a spirulina é uma alga, mas, na verdade, ela é uma cianobactéria, isto é, um micro-organismo que se alimenta de fotossíntese. A concentração de proteína nesse alimento é maior do que a da chlorella e de outras fontes proteicas como carnes e ovos. Seus benefícios são:
- Reduz o colesterol ruim (LDL) e aumenta o bom (HDL)
- Melhora a glicemia e os sintomas de rinite alérgica
- Contém antioxidantes que mantém as células saudáveis e evitam o envelhecimento precoce
- Fonte de betacaroteno, o que melhora a saúde da pele e a protege contra os raios ultravioletas
- Auxilia na perda de peso pois inibe o apetite
- Melhora a flora intestinal
- Previne anemia por conter ferro
- Estudos sugerem a redução de gordura no fígado em pacientes com esteatose hepática
Como consumir a chlorella e a spirulina corretamente?
Os benefícios citados acima são vistos de forma isolada. Por isso, se quiser usufruir ao máximo desses superalimentos, a recomendação é consumi-los juntos. "A dose varia conforme o objetivo do uso e as características de cada pessoa", explica João Pinheiro, nutricionista esportivo e clínico. A quantidade recomendada é de duas gramas por dia, o que equivale a quatro cápsulas de cada uma.
O ideal é ingerir duas cápsulas de spirulina antes das refeições e nos momentos em que mais precisar de energia. "Você pode tomar, por exemplo, duas antes do café da manhã e duas antes do almoço", sugere Ana Paula. "Se você costuma se exercitar a noite, pode tomar as cápsulas de manhã e antes do seu pré-treino", completa. No caso da chlorella, é preciso distribuí-la ao longo do dia, pois isso ajuda em sua absorção e na eliminação de possíveis toxinas dos alimentos ingeridos. "O ideal é consumir uma cápsula antes de cada refeição", recomenda a especialista.
+ Mitos e verdades sobre a goji berry
Para ter um melhor aproveitamento, uma boa opção é ingeri-las em comprimidos ou cápsulas, pois assim há maior controle da quantidade e facilidade na digestão. "Acima de três gramas, é interessante ingerir em pó pela praticidade, mas algumas pessoas podem não se familiarizar com o odor e sabor forte", revela João.
Pessoas que estiverem fazendo uso de medicações para o tratamento de câncer devem consultar um nutricionista ou médico pois a spirulina pode interagir com determinados medicamentos. Portadores de gota e pessoas alérgicas a frutos do mar também devem evitar, pois a spirulina contém um aminoácido que pode causar reações adversas nesses casos. "Embora não haja evidências de conflitos entre gravidez ou aleitamento e o consumo do alimento, também é aconselhável consultar um médico nesses casos", finaliza Ana Paula.
Foto: Getty Images
O post Quais são os benefícios da spirulina e da chlorella para o organismo? apareceu primeiro em Dicas Apontador.
DELIVERY
WHATSAPP
Cálculo do IMC
Para fazer o cálculo do IMC basta dividir seu peso em quilogramas pela altura ao quadrado (em metros). O número que será gerado deve ser
comparado aos valores da tabela IMC para se saber se você está abaixo, em seu peso ideal ou acima do peso.
Calculo: IMC = Peso ÷ Altura²
Ex: Por exemplo, se o seu peso é 80kg e a sua altura é 1,80m, a fórmula para calcular o IMC ficará:
IMC = 80 ÷ 1,80²
IMC = 80 ÷ 3,24
IMC = 24,69
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Tabela IMC
Cáculo IMC |
Situação |
|
|
Abaixo de 18,5 |
Você está abaixo do peso ideal |
Entre 18,5 e 24,9 |
Parabéns! Você está em seu peso normal! |
Entre 30,0 e 34,9 |
Obesidade grau I |
Entre 35,0 e 39,9 |
Obesidade grau II |
40,0 e acima |
Obesidade grau III |
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mas Afinal O Que é IMC
IMC é sigla de Índice de Massa Corpórea, uma medida para se determinar se uma pessoa está abaixo, em seu peso ideal, ou acima do peso.
NEWSLETTER
Receba gratuítamente ofertas, dicas, noticias, informativos e muito mais diretamente em seu email.
Remover cadastro.
SIGA-NOS