sexta-feira 08/12/2017
Qual a diferença entre direção hidráulica e direção elétrica?
Foi-se o tempo em que fazer uma baliza exigia um enorme esforço braçal. Hoje em dia, os carros contam com mecanismos para tornar a direção mais leve e macia. Por isso, na hora da compra, além do modelo e cor,...
O post Qual a diferença entre direção hidráulica e direção elétrica? apareceu primeiro em Dicas Apontador.
Foi-se o tempo em que fazer uma baliza exigia um enorme esforço braçal. Hoje em dia, os carros contam com mecanismos para tornar a direção mais leve e macia. Por isso, na hora da compra, além do modelo e cor, o tipo de direção do veículo é um aspecto que precisa ser levado em consideração. O consumidor pode optar pela direção hidráulica, elétrica e até mesmo eletro-hidráulica. Além disso, é importante saber como funciona cada uma delas para escolher o tipo mais vantajoso.
"No caso da hidráulica, por exemplo, uma bomba é acionada por uma das correias do motor, enviando óleo com pressão pelas mangueiras até a caixa de direção", explica Homero Citro, gerente geral da Volkswagen Carrera. "Desta forma, girar o volante se torna mais leve por conta da pressão hidráulica que suaviza a movimentação das rodas e o peso do carro", completa.
+ Como prolongar a vida útil dos pneus?
+ Dicas para motoristas iniciantes dirigirem com segurança
Já na direção elétrica, não é necessária a utilização de óleo hidráulico. Ela conta com um motor elétrico que fica na própria caixa de direção e se encarrega de suavizar o movimento do volante. "Nos sistemas de caixas elétricas, a direção ganha um pouco mais de leveza se comparada com o sistema hidráulico", revela Homero.
Por fim, a direção eletro-hidráulica é uma mistura dos outros dois tipos. "A diferença é que, ao invés da bomba hidráulica, o sistema de óleo com pressão é acionado por um motor elétrico", afirma o especialista.
Por ser um sistema mais antigo, a direção hidráulica ainda é a mais utilizado pelos motoristas. Apesar disso, ela conta com maior possibilidade de vazamentos, ruídos e folgas no sistema, já que é composta por mais conexões e mangueiras. Por outro lado, seu custo de reparo é baixo, uma vez que as peças de reposição são mais fáceis de serem encontradas.
+ Mitos e verdades sobre as principais manias dos motoristas
Mesmo com o custo de reparo elevado, a direção elétrica é mais vantajosa economicamente, uma vez que o sistema garante maior leveza ao motor. "Isso diminui o consumo de combustível pois não é preciso fazer a bomba hidráulica girar", conta Homero. "Além disso, ela é mais recomendada por seu conforto, uma vez que fica muito leve durante as manobras e não exige muito esforço do condutor", indica ele.
É importante lembrar que a manutenção da direção precisa ser feita periodicamente, em cada revisão do veículo. Sistemas com direção hidráulica requerem maior atenção, uma vez que contêm mais componentes. "Deve-se verificar sempre o nível do óleo hidráulico, além de possíveis vazamentos e ruídos", aconselha o especialista. "No caso da direção elétrica, é preciso ficar atento caso esteja fazendo esforço acima do normal para girar o volante", completa.
Por fim, vale ter cuidado ao passar em vias esburacadas, onde os dois sistemas podem sofrer danos por impactos, folgas ou até mesmo quebra de componentes.
Foto: Getty Images
O post Qual a diferença entre direção hidráulica e direção elétrica? apareceu primeiro em Dicas Apontador.
DELIVERY
WHATSAPP
Cálculo do IMC
Para fazer o cálculo do IMC basta dividir seu peso em quilogramas pela altura ao quadrado (em metros). O número que será gerado deve ser
comparado aos valores da tabela IMC para se saber se você está abaixo, em seu peso ideal ou acima do peso.
Calculo: IMC = Peso ÷ Altura²
Ex: Por exemplo, se o seu peso é 80kg e a sua altura é 1,80m, a fórmula para calcular o IMC ficará:
IMC = 80 ÷ 1,80²
IMC = 80 ÷ 3,24
IMC = 24,69
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Tabela IMC
Cáculo IMC |
Situação |
|
|
Abaixo de 18,5 |
Você está abaixo do peso ideal |
Entre 18,5 e 24,9 |
Parabéns! Você está em seu peso normal! |
Entre 30,0 e 34,9 |
Obesidade grau I |
Entre 35,0 e 39,9 |
Obesidade grau II |
40,0 e acima |
Obesidade grau III |
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mas Afinal O Que é IMC
IMC é sigla de Índice de Massa Corpórea, uma medida para se determinar se uma pessoa está abaixo, em seu peso ideal, ou acima do peso.
NEWSLETTER
Receba gratuítamente ofertas, dicas, noticias, informativos e muito mais diretamente em seu email.
Remover cadastro.
SIGA-NOS