sábado 03/03/2018
Suco natural ou fruta: qual é a melhor opção?
Nada melhor do que apreciar uma refeição ou um lanche da tarde com um suquinho feito na hora, gelado e diretamente da fruta. Se você também fica com água na boca só de pensar, saiba que é preciso consumi-los com...
O post Suco natural ou fruta: qual é a melhor opção? apareceu primeiro em Dicas Apontador.
Nada melhor do que apreciar uma refeição ou um lanche da tarde com um suquinho feito na hora, gelado e diretamente da fruta. Se você também fica com água na boca só de pensar, saiba que é preciso consumi-los com consciência, uma vez que o suco natural nem sempre é a opção saudável que todos imaginam.
Calma, não se preocupe: é verdade que os sucos naturais fornecem vitaminas e minerais importantes para o organismo. "Quando comparados aos refrigerantes, por exemplo, os sucos naturais são sempre uma melhor opção", revela a nutricionista Julia Pellegrino. "Os refrigerantes não são recomendados, pois contêm uma quantidade elevada de aditivos químicos que prejudicam o bom funcionamento do organismo", explica ela.
O que muitos se perguntam, no entanto, é se o consumo da fruta em sua forma natural equivale a um suco feito dela. Segundo a especialista, tanto o consumo de frutas quanto o de sucos fornece vitaminas, minerais e fibras importantes para o bom funcionamento do organismo. Uma das vantagens da fruta é que o ato de mastigar traz saciedade, e muitas pessoas não se sentem satisfeitas apenas tomando um suco.
+ Quando e como devemos consumir frutas?
+ Beber suco pode não ser tão ruim quanto você imagina
Mas, ao consumir um suco natural, é preciso ficar atento à quantidade de fruta utilizada para fazer um copo. Normalmente, ele é preparado com frutas demais, o que aumenta a quantidade de carboidrato ingerido. Quanto mais frutas utilizadas, maior a frutose contida em um copo. Essa, que é o açúcar da fruta, é metabolizada de forma rápida pelo organismo. Desta forma, ela libera glicose rapidamente na corrente sanguínea, podendo contribuir para o armazenamento de gordura, principalmente na região abdominal. "O ideal é utilizar uma porção da fruta e diluir o suco com água", aconselha Julia. Mas, as frutas também contém fibras e vitaminas antioxidantes que retardam este processo. Por isso, um cuidado especial é não coar a bebida, a fim de manter sua quantidade de fibras.
Outro mito importante de se esclarecer é que, apesar dos sucos e frutas conterem água, é importante consumi-la em sua forma natural. "A água é vital para o controle da temperatura corporal, digestão, circulação sanguínea e a formação de urina", conta a nutricionista. "O corpo perde água ao respirarmos e através das fezes, suor e urina. Por isso, não devemos substituí-la por sucos naturais", completa.
E os sucos de caixa?
A maioria dos sucos de caixinha encontrados no mercado contêm uma grande quantidade de açúcar ou adoçantes nas versões light e diet, além de aditivos químicos, como corantes, aromatizantes e acidulantes. Esses componentes estressam nosso organismo e atrapalham o seu funcionamento. Por isso, é importante sempre analisar o rótulo e verificar os ingredientes utilizados no produto. "O primeiro ingrediente da lista é sempre o que está em maior quantidade e, geralmente, é o açúcar", observa Julia.
Os sucos naturais de caixinha são aqueles que, nos ingredientes, contêm apenas a fruta. Eles são opções interessantes, mas é preciso tomar cuidado com a quantidade de carboidrato presente e lembrar que eles não contêm fibras. "Uma boa estratégia é colocar um pouco do suco no copo e diluir em água, podendo também adicionar fibras, como as farinhas de linhaça, banana verde e chia", finaliza a especialista.
Foto: Getty Images
O post Suco natural ou fruta: qual é a melhor opção? apareceu primeiro em Dicas Apontador.
DELIVERY
WHATSAPP
Cálculo do IMC
Para fazer o cálculo do IMC basta dividir seu peso em quilogramas pela altura ao quadrado (em metros). O número que será gerado deve ser
comparado aos valores da tabela IMC para se saber se você está abaixo, em seu peso ideal ou acima do peso.
Calculo: IMC = Peso ÷ Altura²
Ex: Por exemplo, se o seu peso é 80kg e a sua altura é 1,80m, a fórmula para calcular o IMC ficará:
IMC = 80 ÷ 1,80²
IMC = 80 ÷ 3,24
IMC = 24,69
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Tabela IMC
Cáculo IMC |
Situação |
|
|
Abaixo de 18,5 |
Você está abaixo do peso ideal |
Entre 18,5 e 24,9 |
Parabéns! Você está em seu peso normal! |
Entre 30,0 e 34,9 |
Obesidade grau I |
Entre 35,0 e 39,9 |
Obesidade grau II |
40,0 e acima |
Obesidade grau III |
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mas Afinal O Que é IMC
IMC é sigla de Índice de Massa Corpórea, uma medida para se determinar se uma pessoa está abaixo, em seu peso ideal, ou acima do peso.
NEWSLETTER
Receba gratuítamente ofertas, dicas, noticias, informativos e muito mais diretamente em seu email.
Remover cadastro.
SIGA-NOS