quarta-feira 14/03/2018
Imposto de Renda terá mudança na declaração de veículos
Até o final de abril, os contribuintes devem declarar o imposto de renda à Receita Federal. Quem possui veículos motorizados não deve esquecer de informar estes valores. Para isso, basta acessar a ficha “Bens e Direitos” do formulário e escolher...
O post Imposto de Renda terá mudança na declaração de veículos apareceu primeiro em Dicas Apontador.
Até o final de abril, os contribuintes devem declarar o imposto de renda à Receita Federal. Quem possui veículos motorizados não deve esquecer de informar estes valores. Para isso, basta acessar a ficha “Bens e Direitos” do formulário e escolher o código “21 – Veículo automotor terrestre”. No campo “Discriminação”, o contribuinte deverá informar marca, modelo, ano de fabricação, placa ou registro, data e forma de aquisição do carro.
+ Como fazer a retificação do imposto de renda?
+ Quais são as vantagens do freio ABS?
Este ano, entretanto, há uma alteração em relação à declaração de veículos. Serão exigidas informações complementares, como o número do RENAVAM e registro no órgão fiscalizador correspondente. O preenchimento desses campos só será obrigatório a partir da declaração de 2018, feita no ano que vem, mas já é interessante buscar as informações e preenchê-las este ano. "Essa foi uma forma encontrada para a Receita cruzar melhor as informações", explica o diretor executivo da Confirp Consultoria Contábil, Richard Domingos.
Tirando essa questão, o caminho é o mesmo dos anos anteriores. Se o veículo tiver sido adquirido em 2017, deixe o campo “Situação em 31/12/2016” em branco, preenchendo apenas o espaço referente ao ano de 2017. Do contrário, o contribuinte deve repetir a informação declarada no ano anterior. “Este item diz respeito ao custo de aquisição do carro, sendo importante frisar que o valor não muda com o passar do tempo", complementa o diretor da Confirp.
Outras instruções para a declaração de veículos
“Em caso de financiamento, o correto é lançar os valores já pagos no ano passado, além dos valores pagos em anos anteriores, como sendo o valor do carro", explica Richard. O contribuinte não precisará informar nenhum valor em “Dívidas e Ônus Reais”, apenas lançar o desembolso total, entre entrada e prestações, no campo “Situação em 31/12/2017", detalhando no campo “Discriminação” que o veículo foi comprado com financiamento.
No caso de consórcio, o caminho certo é declarar todo o gasto feito no ano em “Bens e Direitos”, com o código “95 – Consórcio não contemplado”. “No ano em que for premiado com o carro, você deixa em branco o campo da situação no ano do exercício, e abre um item novo sob o código "21 – Veículo automotor terrestre", afirma o especialista. Um erro muito comum é lançar o consórcio como dívida e depois o carro como bem.
Se o veículo não faz mais parte do patrimônio do declarante, o caminho é deixar o item “Situação em 31/12/2017" em branco. Depois, informe a venda no campo “Discriminação”, especificando, inclusive, o CNPJ ou CPF do comprador.
Foto: Getty Images
O post Imposto de Renda terá mudança na declaração de veículos apareceu primeiro em Dicas Apontador.
DELIVERY
WHATSAPP
Cálculo do IMC
Para fazer o cálculo do IMC basta dividir seu peso em quilogramas pela altura ao quadrado (em metros). O número que será gerado deve ser
comparado aos valores da tabela IMC para se saber se você está abaixo, em seu peso ideal ou acima do peso.
Calculo: IMC = Peso ÷ Altura²
Ex: Por exemplo, se o seu peso é 80kg e a sua altura é 1,80m, a fórmula para calcular o IMC ficará:
IMC = 80 ÷ 1,80²
IMC = 80 ÷ 3,24
IMC = 24,69
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Tabela IMC
Cáculo IMC |
Situação |
|
|
Abaixo de 18,5 |
Você está abaixo do peso ideal |
Entre 18,5 e 24,9 |
Parabéns! Você está em seu peso normal! |
Entre 30,0 e 34,9 |
Obesidade grau I |
Entre 35,0 e 39,9 |
Obesidade grau II |
40,0 e acima |
Obesidade grau III |
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mas Afinal O Que é IMC
IMC é sigla de Índice de Massa Corpórea, uma medida para se determinar se uma pessoa está abaixo, em seu peso ideal, ou acima do peso.
NEWSLETTER
Receba gratuítamente ofertas, dicas, noticias, informativos e muito mais diretamente em seu email.
Remover cadastro.
SIGA-NOS