terça-feira 03/04/2012
Saiba mais sobre os fitoterápicos
Apesar de serem produzidos a partir de matéria-prima vegetal, fitoterápicos devem ser utilizados somente com orientação médica
Cada vez mais pessoas recorrem a soluções naturais para manter a saúde e a qualidade de vida. Alimentação natural, prática de exercícios físicos e várias outras atitudes estão tendo maior importância navida das pessoas. Neste cenário, tem crescido também a busca por maisinformações sobre os fitoterápicos.
"Os fitoterápicos são produzidos exclusivamente a partir devegetais, plantas medicinais, por isso, ainda há uma certa confusão e tem genteque acha que eles podem ter consumo liberado, o que não é verdade", explica Érico Delgado, clínico geral e médico associado à SOBRAE (Sociedade Brasileirapara Estudo do Envelhecimento). Os fitoterápicos são considerados medicamentos convencionais no Brasil e, portanto, têm que seguir regras e padrões de fabricação, eficácia e qualidade determinados pela ANVISA e pelo Ministério da Saúde. "A diferença é que os medicamentos tradicionais, sintéticos, são produzidos a partir de substâncias obtidas em laboratórios. Os fitoterápicos são desenvolvidos a partir da matéria-prima vegetal", afirma o médico.
"Do outro lado, outro erro bastante comum é a crença de que fitoterápicos e receitas caseiras com utilização de plantas são a mesma coisa", comenta Érico Delgado. "O perigo, neste caso, é o uso exagerado, sem indicação médica", completa o clínico geral.
De acordo com o especialista, as orientações de uso são as mesmas para fitoterápicos ou medicamentos convencionais: "é importante buscar farmácias e drogarias confiáveis, olhar a data de validade dos medicamentos, e, principalmente, seguir corretamente as instruções do médico e da bula", esclarece Érico Delgado, de Campinas.
Segundo ele, o uso sem indicação médica pode não surtir o efeito esperado ou, em alguns casos, como qualquer medicamento, os fitoterápicos, se mal utilizados, podem trazer transtornos à saúde. "Além da dosagem adequada, às vezes até o horário e a forma de se tomar os medicamentos fazem diferença, por isso o acompanhamento médico é sempre aconselhável. Para alguns pacientes, o médico poderá indicar inclusive fórmulas individualizadas, para serem manipuladas em farmácias especializadas".
De acordo com o médico, o uso dos fitoterápicos é bastante amplo. "A fitoterapia pode ser usada, por exemplo, em tratamentos de doenças comuns, como a indicação de vitamina C no combate à gripe, para patologias mais graves ou até mesmo como suplementação vitamínica, para melhorar sintomas como estresse e cansaço. Tudo vai depender das necessidades individuais de cada paciente, que serão avaliadas em conjunto com o médico", finaliza.
Fonte: Andréa Alves
Foto: Divulgação
DELIVERY
WHATSAPP
Cálculo do IMC
Para fazer o cálculo do IMC basta dividir seu peso em quilogramas pela altura ao quadrado (em metros). O número que será gerado deve ser
comparado aos valores da tabela IMC para se saber se você está abaixo, em seu peso ideal ou acima do peso.
Calculo: IMC = Peso ÷ Altura²
Ex: Por exemplo, se o seu peso é 80kg e a sua altura é 1,80m, a fórmula para calcular o IMC ficará:
IMC = 80 ÷ 1,80²
IMC = 80 ÷ 3,24
IMC = 24,69
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Tabela IMC
Cáculo IMC |
Situação |
|
|
Abaixo de 18,5 |
Você está abaixo do peso ideal |
Entre 18,5 e 24,9 |
Parabéns! Você está em seu peso normal! |
Entre 30,0 e 34,9 |
Obesidade grau I |
Entre 35,0 e 39,9 |
Obesidade grau II |
40,0 e acima |
Obesidade grau III |
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mas Afinal O Que é IMC
IMC é sigla de Índice de Massa Corpórea, uma medida para se determinar se uma pessoa está abaixo, em seu peso ideal, ou acima do peso.
NEWSLETTER
Receba gratuítamente ofertas, dicas, noticias, informativos e muito mais diretamente em seu email.
Remover cadastro.
SIGA-NOS